quinta-feira, 27 de novembro de 2008

A importância do uso do blog na educação

O blog permite a troca de informações entre professores e alunos, incentivando e estimulando o compartilhamento de suas dúvidas, desta maneira, ocorre melhor aproveitamento e entendimento de determinados assuntos. Este meio permite que os alunos publiquem seus textos, suas dúvidas e informações.
Nas escolas, o blog desempenha uma ferramenta pedagógica, pois aproxima os alunos em seus entendimentos em assuntos escolares, melhora a expressão escrita e verbal, ficando mais desinibidos através das atividades, mostrando interesses quando vai escrever ou comentar algo, primeiro os alunos vão pesquisar, saber do assunto para depois publicá-lo no seu blog. Essa ferramenta faz o aluno a crescer positivamente, além de trocar idéias com a turma permite criar hábitos extremamente saudáveis para a sua formação, criando inúmeras oportunidades para refletir sobre suas colocações, abrindo caminhos de crescimento tanto pessoal como profissional.
Embora essa ferramenta seja eficaz no nosso mundo moderno, muitas escolas não podem aderir esse meio como um aprendizado a mais para os seus alunos, pois, muitos estudantes não possuem computadores, ou até mesmo não tem a oportunidade de trabalhar com esse meio nas escolas, sendo assim essa realidade ainda está distante de muitos.
Este meio, ao ser utilizado permite a aproximação tanto dos professores como dos alunos, pois trás um aprendizado a mais para todos, seria de grande valia a inserção do mesmo nas escolas, mas é necessário mais recursos para que todos possam usufruir desse meio. O conhecimento é a base importante dessa tecnologia moderna.

Um comentário:

NTE Maravilha disse...

Olá!!!Realmente o uso de blogs oferece muitas vantagens para o processo ensino e aprendizagem , já que é um recurso que se utiliza de computadores e internet chama a atenção dos alunos dexando-os mais motivados a realizar determinadas atividades que muitas vezes reclamam dizendo não gostar. Por esse motivo é que nós professores devemos continuar blogando, dessa forma conseguiremos mais conhecimento e domínio sobre o seu uso. Então vamos lá?!